quinta-feira, 14 de abril de 2011

Saudades de Zé Vermelho





Hoje quinta-feira, 14 de abril, se estivesse vivo  José Carlos da Silva Almeida  (Zé Vermelho), completaria 77 anos. 
De família tradicional, filho do ex-prefeito Asclepíades  Almeida, Zé Vermelho a “velha águia”  como ficou conhecido, por sua sabedoria e competência na arte da política exerceu com responsabilidade e com paixão os cargos a ele confiado. Sua trajetória de vida política despontou cedo. Aos 20 anos foi eleito vereador ajudando escrever a historia da cidade como um dos mais jovens vereadores de Ubaitaba. Era só o começo de uma longa história “esse amor fraternal que eu tenho por essa cidade vem desde o meu nascimento”, disse em entrevista exclusiva ao jornalista Humberto Hugo.  

Meio século de história
  Sua trajetória política teve inicio há exatos 51 anos, mais de meio século. No dia 15 de abril de 1955 foi empossado pela primeira vez na Câmara. Havia disputado a eleição pelo PTB, legenda à qual se manteria fiel  até 1971. O primeiro mandato na Câmara se estendeu até o ano de 1959 e coincidiu com o período em que o prefeito de Ubaitaba, era o seu pai, Asclepíades Almeida. De 1959 até 1963, período em que o governo de Ubaitaba foi confiado ao prefeito Otacílio Gomes-PTB-, Zé Vermelho exerce o segundo mandato de vereador. Reeleito ele volta ao Poder Legislativo em 1963 ficando até 1967, um dos períodos mais conturbados da política nacional, quando ocorreu o Golpe Militar. O prefeito era Valter Passos, também do PTB que acabou sendo preso acusado de ser comunista.
  Zé Vermelho  deixou a Câmara para concorrer à prefeitura e teve êxito. Foi prefeito por três vezes (1967/71 pela Arena; 1973/75, pelo PSC; 1989/93, pelo PSC). 

Por: Jornal Tribuna da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário